Sobre

O 1001 Covers (para ouvir antes de morrer) Ã© um projeto que nasceu em 2009 onde um grupo de amigos publicam histórias, resenhas, notícias e curiosidades sobre o mundo das covers feitas por artistas famosos (ou digamos, quase famosos). 

Se você não sabe o que é uma cover, eis aqui a sétima definição para o verbete cover do dicionário online Oxford: "gravar ou executar uma nova versão (de uma canção), originalmente feita por outro outro artista - exemplo: outros artistas já gravaram uma cover da canção, inclusive o U2". Cover ou versão é exatamente isto...

Dos mais experientes aos mais iniciantes, todos os artistas ou bandas já gravaram uma cover ao menos uma vez em suas vidas.

Este blog surgiu após uma pequena conversa com a colaboradora Garota no Hall, quando recebi a seguinte questão: "você se lembra da versão do Manic Street Preachers para Raindrops Keep Fallin' On My Head do Burt Bacharach?" Eu respondi que me lembrava e na época deu um pouco de trabalho achá-la na internet e obter curiosidades e os motivos pelos quais um grupo de rock gravara um clássico do pop. A partir daí tivemos a ideia de criar uma espécie de catálogo contendo para as melhores covers já gravadas em todos os tempos, feitas por artistas reconhecidos. Assim, podemos afirmar que inicialmente a ideia deste blog era essencialmente um cover do livro 1001 discos para ouvir antes de morrer.

Temos atualmente uma equipe de 4 colaboradores e após os 6 primeiros meses de existência do blog, iniciamos novos tópicos para não ficar resenhando apenas sobre "os melhores covers de todos os tempos". Hoje também escrevemos sobre o lado trash do mundo das versões, divulgamos notícias sobre novas covers e até criamos um tópico chamado "É do Brazil" para divulgar versões de músicas brasileiras feitas por artistas estrangeiros.

Com o passar do tempo descobrimos também que existiam outros tantos blogs e sites a respeito deste assunto ao redor do globo. Mas aqui no Brasil podemos dizer que fomos os pioneiros. Iniciamos as atividades em 21 de Abril de 2009 sem a existência de outro blog brasileiro especializado em covers.

Depois dos primeiros dias de existência e já sem a "chama" do início, pensei particularmente em desistir. Mas foi graças aos incentivos de amigos, dos colaboradores, dos comentários em posts, e das divulgações espontâneas de pessoas que nem conhecemos que o 1001 Covers continua de pé até hoje.

Enfim, para nós muito mais importante do que chegar a tal marca, é informar e entreter você, leitor do 1001 Covers. Temos a boa sorte de tê-los aqui, sugerindo novas covers, corrigindo os nossos erros e dando valiosas dicas para continuarmos tocando em frente.

A vocês, o nosso muito obrigado!
Equipe 1001 Covers