0441 - Shining Light - Annie Lennox [2009]


Parece piada, mas é verdade. Deu no site do jornal O Globo da semana passada: uma moça que se apresentou como sendo coordenadora musical de uma rádio de Los Angeles, EUA, achou que a cantora, compositora, detentora de quatro prêmios Grammy, a querida Annie Lennox fosse uma artista iniciante. 

Essa moça simplesmente mandou um e-mail solicitando que Annie a enviasse amostras de suas músicas em mp3 para tentar uma chance de tocar na rádio onde trabalha. E se caso as músicas fossem aprovadas pelo diretor da rádio, a mesma se comprometeria em divulgar o trabalho, dar apoio de imprensa, vídeo, além de cobrir todos os gastos com marketing. (Fala sério!)

Annie Lennox levou com bom humor toda essa história e a compartilhou em suas redes sociais. Daí eu me pergunto: em que mundo essa coordenadora musical de rádio mora? Tudo bem,  muitas pessoas não possuem interessem algum em música e não saberem quem é Annie Lennox. Mas uma coordenadora musical de rádio não saber me faz pensar que no mínimo ela está na profissão errada.

Em tempo, só para citar um de seus sucessos, Annie a frente do Eurythmics junto com o cantor David Stewart gravou um dos maiores hits da década de 80, a música Sweet Dreams (Are Made Of This). (Coordenadora, your mother should know):


A grande artista escocesa também apareceu aqui no 1001 Covers em 2010 quando fizemos um post sobre sua versão da música A Whiter Shade Of Pale e também quando falamos sobre a cover feita pela Fernanda Takai para a música There Must Be An Angel (Playing With My Heart), outro grande hit do Eurythmics.

Se isto aconteceu com a grande Annie Lenox, imagina o que aconteceria se fosse com a banda norte-irlandesa Ash... 


Essa banda formada em Downpatrick em 1992 pelo vocalista e guitarrista Tim Wheeler, o baixista Mark Hamilton, o baterista Rick McMurray e posteriormente a guitarrista e vocalista Charlotte Hatherley, teve seu ápice de sucesso a partir da segunda metade da década de 90 até o início dos anos 2000. Em meio ao britpop, suas canções como Girl From Mars e Kung-Fu, com uma pegada mais power pop faziam a moçada indie dançar pra valer nos inferninhos underground de São Paulo. Talvez pouquíssimas pessoas se recordam deste grupo nos dias de hoje - muito menos a tal coordenadora musical da rádio de Los Angeles supracitada.

Em 2001, o Ash lançou seu terceiro disco, o Free All Angels, que recebeu ótimas críticas da imprensa especializada. Segundo Joe Tangari do site Pitchfork, Free All Angels “é um álbum pop que conta com ótimas melodias”. Uma boa comprovação do que diz o jornalista são as faixas Burn Baby Burn ou Cherry Bomb. Mas a melodia mais gostosa de ouvir deste trabalho é sem dúvida Shining Light

A canção foi inspirada na ex-namorada de Tim Wheeler. Tim dirigia seu carro numa noite quando a música e a frase apareceram em sua mente pensando em sua amada: "sim, você é uma luz brilhante" . Tim voltou correndo para casa pois percebeu que tinha nascido ali uma composição com enorme potencial para se tornar um hit. Ele a escreveu em poucos minutos. O pressentimento de Tim quanto a Shining Light se confirmou: a canção se tornou um grande sucesso do Ash e, de quebra, ganhou reconhecimento da crítica especializada ganhando o prêmio Ivor Novello de melhor canção da Academia Britânica de Letristas, Compositores e Autores em 2001.


Além do sucesso alcançado, Shining Light chamou a atenção também de Annie Lennox. Annie a regravou em 2009 para sua coletânea The Annie Lennox Collection que, diga-se de passagem, ficou sete semanas no Top 10 das paradas de sucesso britânica e alcançou a 34ª posição da Billboard 200 nos EUA - "hello" coordenadora musical.

O encaixe perfeito do vocal de Annie, sua marca registrada, atrelado a um arranjo mais pop fez essa cover de Shining Light verdadeiramente brilhar de uma forma muito mais brilhante que a original:


Com uma carreira consolidada e vários hits produzidos, é inadmissível que uma coordenadora musical numa rádio não conheça Annie Lennox, ou ainda, não saiba de sua carreira com o duo Eurythmics. Utilizando um título do Ash, será essa coordenadora uma “Girl From Mars”? Só pode!

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.