0438 - Querem o Meu Sangue - Titãs [1984]


Já falamos sobre Jimmy Cliff há pouco tempo aqui no blog, de sua carreira, de sua vida no Brasil e sobre essa música que faz parte de um filme jamaicano chamado The Harder They Come de 1972. 

No Brasil o filme ganhou o título de Balada Sangrenta, um filme sobre um cantor do interior da Jamaica que vai tentar o sucesso e a fama em Kingston, mas acaba se tornando um procurado da polícia. E a letra de The Harder They Come fala exatamente sobre o tema central do filme: do nunca desistir e continuar batalhando na vida...não importando quão difícil ela possa ser, sempre você poderá vencer se não desistir.


Dada o tamanho sucesso de Jimmy Cliff com o filme e com a música tema do filme, The Harder They Come ganhou diversas covers ao longo dos anos, como a cover da banda inglesa Madness em 1992, de Willie Nelson no disco Countryman de 2005 e do guitarrista Keith Richards como B-side do single Run Rudolph Run de 1978.


Mas para nós brasileiros, a que mais conhecemos é sem sobra de dúvidas a versão dos Titãs. Ela está no álbum de estreia da banda paulistana de 1984 e ganhou o título Querem o Meu Sangue. A adaptação para o português foi feita por Nando Reis. Deste mesmo disco saiu outra cover muito famosa, a da música Patches que recebeu o título de Marvin, que já comentamos aqui no 1001 Covers. Curiosamente, tanto adaptação do inglês para o português de Marvin quanto a de Querem o Meu Sangue, que são clássicos do reggae, tem o "dedo" de Nando...


Em 1994 o grupo carioca Cidade Negra gravou uma cover de Querem o Meu Sangue. Assim como o grupo paulistano, o Cidade Negra também alcançou um grande sucesso, talvez maior do que a cover dos Titãs, tanto que muitos desconheciam a adaptação feita nos anos 1980. 


Eu mesma achava que só havia a versão do Cidade Negra até a chegada do disco Acústico MTV dos Titãs. Em 1997, o famoso acústico recuperou os grandes sucessos dos Titãs para o grande público. No show que contou várias participações especiais, The Harder They Come ou Querem o Meu Sangue trouxe obviamente Mr. Jimmy Cliff para cantar sua própria canção. A participação do jamaicano foi um dos ápices do espetáculo, um show acústico memorável, que, se não o melhor, certamente foi um dos melhores acústicos produzidos pela MTV brasileira de todos os tempos.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.