0426 - Oye Como Va - Carlos Santana [1970]

Tito Puente, nova-iorquino descendente de porto-riquenhos, foi uma das maiores autoridades em música latina: percussionista, compositor, arranjador, ganhador de grammies e também ganhou o apelido de "Rei do Mambo", o qual o tornou muito famoso nos Estados Unidos, além de ter se dedicado as outras sonoridades latinas como chá-chá-chá, salsa e de ter "latinizado"o jazz nos seus mais de 50 anos de carreira.

Tito morreu em 2000 em plena atividade e preste a lançar um CD.


Uma das músicas mais famosas de Tito Puentes, talvez seja Oye Como va, de 1963, mas que ficou imortalizada na guitarra de Carlos Santana, ou apenas Santana como o músico é conhecido; isto em 1970.

Carlos Santana, começou a tocar guitarra aos 8 anos de idade, trocou o violino por ela. Seu pai era violonista e foi a maior influência para Carlos que se tornou multi-instrumentista. Sua primeira banda foi criada quando ele tinha 19 anos, a Santana Blues Band, em São Francisco, mas depois a banda passou a ser chamada somente pelo sobrenome do músico, Santana. De lá para o Woodstock foi um pulo, que tornou a banda e músico conhecidos mundialmente em 1969 e abriu as portas para seu álbum Abraxas, de 1970 e no qual está Oye Como Va.

Muito sucesso durante as décadas seguintes e muitos grammies ganhos pelo álbum de 1999, Supernatural (foram 9, se igualando a Michael Jackson), álbum com várias parcerias e que fez o guitarrista repetir os duetos no álbum seguinte: Shaman, de 2002.

Em 2016, o artista lançou Santana IV.


Observação: Essa eu não sabia que era um cover, talvez pelo cover já ser de 1970 e ter se tornado um hit mundial com Carlos Santana, mas a verdade é que descobri isso vendo aqueles famosos comentários de extras de DVD. Estava vendo os comentários e curiosidades da oitava temporada de Seinfeld, episódio The Checkers, e em dado momento Elaine Benes fala da música a Jerry Seinfeld e nos créditos/comentários aparece a descrição "cover famoso de Carlos Santana, gravado originalmente por Tito Puente", mais um cover para o nosso blog!

Menina Enciclopédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!!!