0417 - I Can See Clearly Now - Jimmy Cliff [1993]

Johnny Nash começou sua carreira bem cedo, aos 10 anos já cantava e  aos 18 anos gravou seu primeiro single no Estados Unidos. Era um cantor mais de música pop da época até que em 1968 fez sua primeira viagem à Jamaica, teve uma namorada que os pais moravam lá e aproveitou para conhecer a ilha.

Daí se encantou com a música e pretendia levar o "rocksteady" (precursor do reggae) para a América do Norte. Ainda mais quando conheceu um grupo chamado Bob Marley & The Wailing Wailers que apresentaram a ele a cena musical jamaicana.

Em 1971 Nash gravou Stir it up, composição de Bob Marley, fez um grande sucesso e alavancou a carreira internacional de Bob. Música essa que fez parte do álbum I Can See Clearly Now, de Nash, que saiu em 1972 e tornou a música-título disco de ouro nos Estados Unidos, esta música, composição própria de Nash.


Jimmy Cliff já é um grande conhecido de nós brasileiros, não só porque morou aqui, em Salvador, como por seus sucessos e até ter ganho um Festival Internacional da Canção aqui no Brasil, em 1968.

Depois de ter morado na Inglaterra sem sucesso com a carreira de cantor, sua música Waterfall aportou por aqui e ganhou o festival. No mesmo ano foi top 30 nos Estados Unidos com outra canção: Wonderful World, Beautiful People e assim faz o primeiro reggae tornar-se um hit fora da Jamaica.

Também trabalhou como ator e fez participações no filme jamaicano, The Harder They Come, 1972, que trouxe sucesso ao cantor e que fez sucesso aqui com a versão dos Titãs da música-título do filme que ficou Querem meu sangue, gravada também pelo Cidade Negra (dá uma postagem aqui no blog...).

Outra música do filme, chamada Trapped, entrou para o disco de We are the World  (aquele mesmo!) de 1985. Também trabalhou com outros artistas brasileiros, como Gilberto Gil, fez participação em vários álbuns.

Falando em trilhas, a cover de I Can See Clearly Now faz parte da trilha sonora do filme que, no Brasil, ganhou o nome de Jamaica Abaixo de Zero, em que jamaicanos vão disputar os Jogos Olímpicos de Inverno, o ator principal é o finado John Candy que é o treinador dos rapazes. Último filme de Candy, se estou certa.


Postar um comentário

3 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Menina, por anos pensei que esta música fosse mesmo do Jimmy Cliff. Só depois que vim pesquisar sobre covers lá nos idos de 2009 que descobri que não era...ótimo lembrança, ótimo post!

    ResponderExcluir