0403 - She's Lost Control - Alive She Died [1985]

Em 1978, a banda inglesa Joy Division apresentou She's Lost Control pela primeira vez, em um show. Quando a banda formada por Ian Curtis (vocal), Bernard Sumner (guitarra e teclado), Peter Hook (baixo) e Stephen Morris (bateria) entrou em estúdio para gravá-la, lançou duas versões: a primeira pode ser escutada no álbum de estreia, Unknown Pleasures (1979), e a segunda, com uma pegada mais eletrônica, saiu no single de Atmosphere (1980). She's Lost Control foi lançada alguns meses após a morte de seu compositor, Ian Curtis, que se suicidou em 18 de maio de 1980.


Talvez você nunca tenha ouvido falar na banda Alive She Died. Tudo bem, eu também nunca tinha escutado nada dela até assistir ao "polêmico" vídeo publicitário de uma coleção de roupas da Gucci. O vídeo, em questão, foi lançado em 2015, na famosa versão do diretor (director's cut), o fotógrafo de moda britânico Glen Luchford. O vídeo já estava há meses disponibilizado no YouTube, mas só ficou conhecido fora do circuito da moda quando a campanha publicitária da Gucci foi vetada por ter uma modelo considerada "magra de maneira não saudável". Confira abaixo.


Polêmicas à parte, talvez você tenha notado que a trilha sonora do vídeo é justamente She's Lost Control, em uma versão gravada pelo Alive She Died. A banda pós-punk oitentista é tão alternativa que não consegui nem encontrar uma página sobre ela na Wikipedia. Por outro lado, ela tem uma fan page não-oficial no Facebook com quase 1300 curtidas. Formado em 1983, em Atenas, na Grécia, o quarteto contava com a vocalista Daphne Gerogianni, os tecladistas Giorgos Ginis e Xenophon Xenios, e a baixista Tina Gouti.

A versão dançante de She's Lost Control, que se encaixa maravilhosamente bem no bizarro comercial da Gucci, colocou a banda nos holofotes, com muita gente - inclusive eu - pensando se tratar de alguma novidade musical, quando o quarteto gravou a cover há mais de 30 anos. É uma pequena pérola musical reavivada graças ao marketing fashionista.

Anômima

Um comentário:

Comente aqui!!!