0397 - Everybody's Talkin' - Harry Nilsson [1969]

No mundo dos covers sempre buscamos a justiça pois é muitíssimo comum dar os créditos erroneamente. Aqui mesmo no 1001 Covers já publicamos vários casos em que muitos de nós achávamos que não se tratavam de covers. Por exemplo, Torn de Natalie Imbruglia é na verdade uma composição original da banda norte-americana Ednaswap e Don’t Know Why da bela Norah Jones foi lançado e composto originalmente por Jesse Harris. Ou seja, quase sempre quem a compôs originalmente fica praticamente esquecido.

Everybody’s Talkin’ é mais um caso destes que ficou eternizada graças ao cover feito pelo cantor Harry Nilsson. Pois é, muitos neste ponto vão nos questionar: "Harry Nilson não é o compositor de Everybody’s Talkin’?"

A dúvida  Ã© pertinente, já que Harry Nilson ganhou todos os louros com esta cover - inclusive vários sites na internet afirmam que Nilsson é o compositor original. Com ela ganhou um prêmio Grammy de melhor interprete num single em 1969 e foi a música principal do filme ganhador do Oscar de 1970 Perdidos Na Noite (estrelado por Jon Voight e Dustin Hoffman). Então, eis aqui sua inesquecível versão:


Agora que já sabemos que se trata de um cover, precisamos dar todos os créditos a Fred Neil, o compositor original.

Fred a compôs e lançou em 1966 – três anos antes da versão de Nilsson. Segundo pesquisa feita pelo jornalista David Browne do Jornal New York Times, Neil compôs esta canção por acidente. Em 1966 durante as gravações em Los Angeles de seu segundo álbum de estúdio, Neil não havia composto canções suficientes para terminar o álbum e sua ansiedade para retornar ao lar em Miami era imensa. Foi então que o produtor do disco, Herb Cohen, fez um trato com o artista: “faça mais uma canção e grave-a imediatamente que então poderá ir embora para casa”. E assim ele a gravou em apenas um take.

Comparando, a música original é mais rústica, lenta e sem os mesmo arranjos do cover de Nilsson devido sua urgência. Possui sonoridade totalmente ao violão, bem mais recalcado na folk music. Veja:


É claro que Neil mal sabia o sucesso que esta canção alcançaria anos mais tarde. Muito menos desconfiava que um cover iria, de certa forma, obscurecer o seu próprio criador. Ao menos, ficam aqui o nosso pequeno reconhecimento.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.