0383 - Eva - Rádio Táxi [1983]

Todo Fevereiro tem carnaval. Só que às vezes cai em Março. A vida é assim também: nem sempre as coisas são do jeito que a gente imagina ser. No tocante a covers então, nem se fala. Quantas vezes você ouviu uma música pensando que o artista que a interpretava era o que originalmente a compôs e quando você pesquisou mais a fundo, descobriu que se tratava de uma cover?

Um bom exemplo disto, e que vem bem a calhar com esta época do ano, é música Eva. Afinal, quem nunca ouviu Ivete Sangalo com a Banda Eva em cima de um trio elétrico animando o Carnaval em Salvador?

E se disséssemos que este clássico da axé music é verdadeiramente uma cover de uma música italiana. Você acreditaria? Pois pode acreditar. É isto mesmo! Aliás, esta música também é mais um ótimo exemplo de quão enorme é a influência das músicas italianas no cenário musical brasileiro.


Voltando a música Eva, ela é uma composição original de 1982, feita cantor e compositor nascido em Turim, Umberto Tozzi. Este famoso cantor roqueiro italiano fez muito sucesso nos anos 70 com as músicas como Ti Amo e Gloria – esta última, talvez, seu maior sucesso comercial até hoje. Mas no Brasil, com toda certeza, o maior sucesso de Tozzi foi mesmo Eva.


A canção que prevê que um dia a própria humanidade se auto-destruíra e um casal se salvará embarcando em uma última astronave com destino ao espaço, foi regravada pela primeira vez no Brasil em 1983 pela banda de rock paulista Rádio Táxi – uns 13 anos antes da regravação feita pela Banda Eva.

Formada pelos músicos Lee Marcucci, Gel Fernandes, Mauricio Gasperini e Wander Taffo, o Rádio Táxi marcou a primeira geração roqueira nacional dos anos 80 a fazer sucesso. Lançada no segundo disco de estúdio do Rádio Táxi, de título homônimo, contou com a colaboração de M. Ficoreli para adaptação da letra ao português.


Persiolino

3 comentários:

  1. Ótimo. Veja se você consegue algo sobre a versão do Balão Mágico para a música "Se enamora".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, gostamos bastante desta indicação! Que clássico!!!

      Excluir

Comente aqui!!!