0379 - Turn! Turn! Turn! - The Byrds [1965]


Foi graças ao filme Forrest Gump que ouvi pela primeira vez Turn! Turn! Turn! (To Everything There’s A Season). Foi ouvir e gostar imediatamente. Gostei tanto (e claro, gostei também de tantas outras músicas desta trilha sonora) que acabei comprando o CD quase logo em seguida. E, foi devida a esta aquisição que por muitos e muitos anos acreditei que Turn! Turn! Turn! era mesmo uma composição original da banda norte-americana The Byrds.

Em 1965 os Byrds lançaram Turn! Turn! Turn! e entraram definitivamente no hall das grandes bandas de country rock psicodélico. E mesmo após tantos anos (vão se lá quase 50), os Byrds continuam a receber os louros desta bela música.


O que poucos sabem ou se esquecem é que de fato Turn! Turn! Turn! foi musicada e gravada pela primeira vez pelo grande compositor e músico norte-americano Pete Seeger.

Não quero aqui fazer um histórico da vida e da importância de Seeger para música, mas é sempre preciso reverenciar o pai da folk music norte-americana. Sem Seeger, talvez Bob Dylan não teria alguém para se inspirar.

Voltanto a Turn! Turn! Turn!, é curioso saber que Seeger retirou - com exceção do último verso - palavra por palavra do terceiro capítulo do Livro de Eclesiastes da Bíblia antiga para compor a letra desta canção. Seu lançamento comercial ocorreu em 1962 para o álbum The Bitter And The Sweet, que, infelizmente, obteve pouco sucesso. Somente em 1965 com a cover definitiva feita pelos Byrds que Turn! Turn! Turn! se tornou o sucesso que é até os dias atuais.


Com a morte de Pete Seeger no último dia 27 de Janeiro de 2014, aos 94 anos de idade, fica aqui nossa admiração pela cover dos Byrds, bem como, nossa admiração ainda maior pela gravação original e pela obra deixada por Seeger, que com seu grande talento conseguiu criar canções que exaltam a paz e a luta pelos direitos civis.

 

Postar um comentário

1 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.