0376 - I've Never Found A Girl - Alex Chilton e Teenage Fanclub [1996]

Talvez eu esteja ficando saudosista demais com o passar do tempo. Porque quando ouço músicas como I’ve Never Found A Girl, gravado originalmente por Eddie Floyd nos anos 60, logo penso comigo: "nunca mais vão produzir músicas como antigamente". E olha que eu tenho apenas 30 e poucos anos e nem vivi aqueles tempos.

Os anos 60 possuem músicas que estão eternizadas. Vira a e mexe, pode aparecer uma nova moda musical, mas sempre tem um artista contemporâneo que resgata algo esquecido lá daquela década. E é mais ou menos isto que acontece com esta música de Eddie Floyd. I’ve Never Found A Girl foi lançada em 1968 e chegou à segunda posição das paradas de sucesso R&B dos EUA no mesmo ano, porém poucos artistas a regravaram, ou ao menos se lembram desta música.

Cantor e compositor, Eddie Floyd produziu alguns hits como Knock On Wood e Raise Your Hand já regravado por gente como David Bowie, Count Basie e Janis Joplin. Porém nenhum destes artistas citados se atentou para a pérola que é I’ve Never Found A Girl – um pop de altíssima qualidade, bem grudento (no bom sentido) e que em muito se parece com os sucessos produzidos por grupos como The Temptations e The Four Tops.


Se Bowie, Basie e Joplin não se atentaram para I’ve Never Found A Girl, um tal cara chamado Alex Chilton, acompanhado por uma banda chamada Teenage Fanclub não perderam a oportunidade de dar sua própria versão para a canção de Eddie Floyd.

Para quem não se lembra deste Chilton, ou quando ouve este sobrenome logo se confude com Peter Shilton, goleiro do English Team na década de 80, Alex Chilton foi um dos fundadores da Big Star, banda precursora do power pop – um estilo de rock mais melódico que foi muito influenciado por bandas do chamado Brit Invasion, como Beatles, Zombies, Kinks, etc.

Já o TFC é talvez um dos maiores discípulos do estilo power pop. Formada no finalzinho da década de 80, o TFC, apesar de suas composições rock pop levemente adocicado, consegue aliar melodia com o peso das guitarras. Graças a esta qualidade, o TFC chegou a ser considerada publicamente por Kurt Cobain como a melhor banda do mundo. Por estas e outras, um grupo que possui Chilton e TFC pode ser considerado como o dream team do power pop. Deste encontro sairam várias pérolas registrados em bootlegs e em gravações radiofônicas, como é o caso desta cover de I’ve Never Found A Girl foi feita em 1996, em Glasgow, próximo a cidade natal do TFC, para o programa de radio Beat Patrol a Radio BBC da Escócia.

Pena que Chilton se foi cedo – morreu em 2010 aos 60 anos de idade. Chilton, sua musicalidade faz falta nos dias de hoje. E assim continuo ainda mais saudosista.


PS: Percebam que nos riffs finais Alex Chilton toca um famoso trecho da música que foi tema e trilha sonora do clássico do cinema A Summer Place, filme de 1959.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.