0369 - Lovecrimes - Afghan Whigs [2012]

Frank Ocean é uma das grandes revelações da rap, hip-hop, R&B norte-americano dos últimos anos. Diferentemente de seus contemporâneos, Ocean segue uma linha mais calcada no soul e funk tradicional. Você que é meio avesso aos “manos” e as “minas” gringas irá se surpreender ao ouvir as músicas deste rapaz.

Particularmente, não ouço e não ligo muito para artistas como Jay-Z, Kayne West, Lil Wayne ou qualquer outro artista do gênero. Mas o trabalho produzido por Frank Ocean é diferente. Seu estilo se aproxima mais de John Legend ou Rafael Saadq. E muitas vezes Ocean chega até a ser mais palatável - sem falar na criatividade de suas composições. Além disto, suas letras não são tão apelativas e que só falam de sexo o tempo inteiro. Talvez por estes diferenciais e por seu talento como compositor que seu primeiro disco, produzido em 2011, chamado Nostalgia, Ultra tenha sido tão bem recebido pela crítica especializada e pelo público.

Das 14 composições de Nostalgia, Ultra, várias trazem samples de músicas conhecidas de outros artistas e bandas de rock e pop como a Bitches Talkin' que contém trechos de Optmistic do Radiohead, American Wedding que é basicamente uma reconstrução de Hotel California do Eagles e Nature Feels que é totalmente baseada na música Eletric Feel do duo MGMT.

Mas acho que o grande destaque mesmo de Nostalgia, Ultra vai para a dançante e romântica LoveCrimes. Mixada em cima de um trecho de um diálogo do filme Eyes Wide Shut (De Olhos Bem Fechados), LoveCrimes é um bom exemplo do que já foi comentado anteriormente: sexy, sem ser apelativo; dançante na medida certa.


Depois de um hiato de 13 anos sem tocar uma música se quer ao vivo, em 2012 a banda Afghan Whigs voltou a tocar em shows, renovada e praticamente com seu lineup original.

Apesar de ter nascido em meio o pós punk norte-americano e seu estilo musical ser preponderantemente rock, o Afghan Whigs sempre esteve aberto a diversos tipos de música. Porém não é novidade para os fãs de The Afghan Whigs (se que eles existam aqui no Brasil) que seu vocalista principal, Greg Dulli é ligado na black music norte-americana. Dulli sabe bem extrair e selecionar aquilo que mais lhe agrada e consegue absorver influências das diversas tendências para depois dar sua própria interpretação. Graças a isto, em 1996 o Afghan Whigs chegou a gravar uma surpreendente (e ótima) cover de Cant Get Enough Your Love Babe do grande cantor e compositor Barry Whitejá resenhada aqui.

E justamente na volta aos palcos, o Afghan Whigs regravou LoveCrimes de Frank Ocean durante a turnê de 2012. Com uma pegada não muito diferente da original, LoveCrimes na versão do Afghan Whigs contém logicamente um riff de guitarra ali e outro acolá, mas sem ser um reconstrução total. Assim, mais uma vez Greg Dulli e sua banda voltam a surpreender com uma excelente cover, mostrando ao mundo que nem só de rock vive o rock e nem só de hip-hop vive o hip-hop.


Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.