0361 - Piece Of My Heart - Janis Joplin & Big Brother And The Holding Company [1968]

Em 2004 a música Piece Of My Heart entrou para a lista das 500 melhores músicas de todos os tempos da revista americana Rolling Stone. Um pouco antes, em 1995, esta música foi considerada uma das 500 músicas que moldaram o rock segundo o Instituto do Rock And Roll Hall Of Fame dos EUA. Realmente, Piece Of My Heart ficou praticamente imortalizada graças a cantora Janis Joplin, quando a mesma, a frente da banda Big Brother And The Holding Company, a transformou num rock gutural. Porém, o que muitas pessoas se esquecem é de dizer que esta interpretação de Janis é uma cover.

Piece Of My Heart foi escrita por Jerry Ragovoy e Bert Berns em 1967. A incumbência de gravá-la ficou a cargo da grande cantora Erma Franklin – a irmã mais velha de Aretha Franklin. Diferentemente de sua irmã, Erma não possui uma extensa discografia. Ao todo, Erma gravou como artista solo apenas 2 álbuns de estúdio. Por muito tempo, Erma juntamente com sua outra irmã, Carolyn, trabalhou como backing vocal para Aretha. Porém, bastou esta gravação para Erma Franklin ficar no Top 10 das paradas de sucessos R&B dos EUA em 1967 e ganhar uma imensa gama de admiradores.


Uma curiosidade sobre a gravação original é que voltaria estourar nas paradas de sucesso 25 anos depois, ficando em nono lugar na Grã Bretanha, graças a uma campanha publicitária da famosa fabricante de roupas Levi’s que a utilizou como trilha sonora.


Já a versão do Big Brother And The Holding Company foi lançada em 1968 para o disco Cheap Thrills, o segundo trabalho de estúdio e o último com Janis Joplin como vocalista principal da banda. Esta cover dispensa maiores comentários. Portanto, tudo que podemos fazer é admirá-la ouvindo a energia emanada do vocal de Janis, que jamais foi igualado por qualquer outro vocalista de rock até hoje.

Esta maneira única de cantar faz jus a todos os reconhecimentos dados a esta cover. Entretanto, nós não podemos esquecer do valor Erma em sua interpretação original, que certamente deve ter arrebatado a atenção de Janis.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.