0343 - Marvin - Titãs [1984]

O cover deste post traz mais uma daquelas músicas que você nem se quer desconfiava se tratar de uma versão. E é um grandioso sucesso por sinal, afinal, quem nunca ouviu aquela canção da banda paulistana Titãs que conta a história de um rapaz que perdeu o pai aos 13 anos e teve de ir para a roça trabalhar e sustentar sua família? "Marvin, agora é para valer..."

Agora, seja sincero, você, leitor, já ouviu alguma música do grupo norte-americano Chairmen Of The Board? Não? Então, para saber mais a respeito deste grupo de soul music precisamos voltar ao mês de Dezembro de 1969, quando o Chairmen Of The Board lançou seu disco de estréia chamado Give Me Just a Little More Time. É deste trabalho que saiu uma tal música intitulada Patches. Ouça:


Perceberam!? Se você prestou bem atenção, com certeza já associou Patches a Marvin. O curioso é que o disco Give Me Just a Little More Time, que atingiu 1 milhão de cópias vendidas em 1970 e recebeu disco de ouro da Recording Industry Association of America (RIAA) nos EUA, não tinha Patches como seu maior hit e sim a música Give Me Just a Little More Time. Mas aqui no Brasil, Patches ficou super conhecido pelo público, mais do que o hit principal do Chairmen...

Dias atrás, arrumando meus CDs, deparei-me com o disco Acústico MTV Titãs (1997) e abri o encarte. Ao ler os detalhes das faixa, na canção Marvin a palavra “Patches” aparecia entre parênteses e nos créditos os nomes R. Dunbar e G. N. Johnson. Ávido por descobrir mais curiosidades, corri para o Google.

Descobri que G. N. Johnson, ou General Norman Johnson, foi o vocalista principal do Chairmen Of The Board e R. Dunbar, ou Ronald Dunbar, foi cantor e compositor colaborador deste mesmo grupo.

Apesar de todos os créditos serem sempre dados a Dunbar e Johnson, muitas pessoas pensam também que esta música foi gravada originalmente pelo cantor e compositor Clarence Carter dado o estrondoso sucesso que sua versão alcançou, ficando em segundo e terceiro lugares durante algumas semanas da lista Top R&B songs da Billboard em setembro de 1970. Confira a versão de Carter:


Já o cover brasileiro surgiu de outra parceria: Sergio Brito e Nando Reis. Sergio e Nando foram os responsáveis por adaptar a letra para o português. Marvin dos Titãs foi lançada em 1984 no seu álbum de estreia e ficou mais puxada para um reggae:


Queríamos muito saber o motivo que levaram estes dois Titãs escolherem Patches para uma versão brasileira. Por que eles batizaram o nome da versão como sendo Marvin? Pesquisamos muito mas não descobrimos nada de relevante. Quem sabe um dia descobriremos. Ao menos, agora, você já pode contar aos amigos sobre a verdadeira história de Marvin.

Postar um comentário

7 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Respostas
    1. É verdade Ayan! Aproveito para convidá-lo a sugerir mais posts como este. Sinta-se a vontade!

      Excluir
  2. Esta parece mais antiga e mais próxima do arranjo deles:

    http://www.youtube.com/watch?v=M_LQ4_MhDu4

    ResponderExcluir
  3. Achei uma versão com George Jones & B.B. King, muito boa a qualidade a arranjos muito bons: http://www.youtube.com/watch?v=LBloZdTqnZo
    Agora aproveitando gostaria de saber quem gravou os baixos do primeiro disco, tem pessoas que falam que foi o Pena Schmidt...

    ResponderExcluir
  4. https://www.youtube.com/watch?v=6tRJdp2D-zk

    ResponderExcluir
  5. No link que coloquei tem a explicação do Nando Reis do pq chamar Marvin.

    ResponderExcluir