0338 - Your Love - Bon Iver [2009]

Tudo o que posso dizer sobre a música Your Love da banda Outfield, tema deste Top Covers, é que ela me remete diretamente aos bons momentos dos anos 80. Porém, não me sinto nostálgico. Eu gosto muito dos artistas atuais e sempre que descobrirmos algum cover feito por um artista novo publicaremos aqui no 1001 Covers. Mas é claro que nem tudo me agrada. Com respeito a nostalgia, concordo plenamente com o que disse Curte Smith do Tears For Fears em entrevista feita para o jornalista Rodrigo Ortega do portal G1: “Acho que algumas pessoas se sentem nostálgicas, mas eu nunca me sinto assim. Elas dizem que havia música melhor nos anos 70, ou 80, ou 90. E se esquecem de que havia tanto lixo antes quanto hoje. As coisas boas duram, e são as que você escuta hoje, e as ruins ficaram esquecidas nos anos 70, 80 ou 90.”

É bem isto mesmo. As coisas boas duram e se tornam difíceis de esquecer. Uma comprovação disto é exatamente Your Love. Lançado em novembro de 1985 no disco de estréia chamado Play Deep, esta música do Outfield só virou hit mundial em 1986. Apesar de conter aquele riff de guitarra tão manjado dos anos 80 e um refrão grudento - “I don’t wanna lose your love toniiiiiite” - repetido milhares vezes, existe algo hipnotizante nessa música que faz com que nos apaixonemos por ela, mesmo passado 27 anos de lançamento.


Nos últimos tempos pudemos observar um certo revival de Your Love. Artistas mais novos no mundo musical como Katy Perry (no EP Ur So Gay), Wyclef Jean feat Eve (para a trilha sonora do filme Como Se Fosse a Primeira Vez, com Adam Sandler e Drew Barrymore) e The Decemberists, já renderam tributos a Your Love. Mas desta “safra”, faltou citar Bon Iver.

Certamente, a grande maioria das pessoas não sabe quem é Bon Iver. Eu mesmo só o conheci devido as resenhas de diversos sites sobre música que o elevaram ao posto de melhor disco da década – (ok, menos vai, menos). Quando o ouvi pela primeira vez For Emma, Forever Ago (2008), me soou a princípio muito melancólico. Não a toa se chama Bon Iver pensei – que se foi de caso pensado ou não, Bon Iver se traduzido para o francês aproxima muito de algo como “Bom Inverno”. Justin Vernon, vocalista, compositor e idealizador do Bon Iver, canta em falsete para piorar as coisas. Logo, uma música triste combinado com voz em falsete só poderia me levar a depressão. Mas eu sempre tento dar mais de uma chance a um artista novo, e logo resolvi colocar For Emma, Forever Ago para tocar novamente no ipod. É incrível que muitas vezes se leva um tempo para gostar ou compreender melhor um disco ou um artista. E foi assim com Bon Iver; depois da terceira audição eu já estava até balbuciando alguns refrões. 

O estilo folk indie das canções de Bon Iver não são logicamente para tocar em estádios e penso eu que suas grandes influências foram artistas como Bob Dylan ou Nick Drake. Com isto posto, o que esperar de um cover de Your Love por Bon Iver, um hit verdadeiramente feito para estádios lotados? Esperar um cover bem parecido com a versão do Outfield seria como pedir para o Sepultura, por exemplo, tocar João Gilberto.

A verṣo de Bon Iver, logicamente, ganhou uma suaviza̤̣o em seu ritmo Рnada acelerado. Mais adaptada a maneira de Vernon cantar, Your Love virou uma balada com mais distor̵̤es de guitarra, onde o tempo parece estar congelado, prendendo nossa aten̤̣o, at̩ que a ̼ltima estrofe da can̤̣o acabe.


Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.