0326 - By Your Side - Beachwood Sparks [2001]

Helen Folasade Adu, ou simplesmente Sade Adu, nasceu em 1953 na Nigéria. Filha de pai nigeriano e mãe inglesa, cresceu na Inglaterra e, aos 18 anos, mudou-se para Londres. Na capital britânica, foi vocalista do grupo soul Pride e sua interpretação em Smooth Operator chamou a atenção da indústria fonográfica. Algum tempo depois, estava formado o grupo Sade, que tornou sua líder a artista solo feminina de maior vendagem da música britânica, com mais de 110 milhões de cópias.

Ao longo da carreira, a cantora gravou seis álbuns de estúdio. Lançado em 2000, Lovers Rock foi o quinto deles. Sucesso nas paradas e vencedor do Grammy de melhor álbum pop com vocal, seu primeiro single foi By Your Side, balada harmoniosa que serve como amostra do que Sade sempre mostrou fazer bem: interpretar uma música de maneira delicada e muito afinada. O belo vídeo dirigido por Sophie Muller também merece destaque.


Sade é rotulada como trilha sonora perfeita para momentos a dois. A banda de country alternativo Beachwood Sparks não fez diferente com By You Side: manteve todo o romantismo e acrescentou uma levada country. Formado em 1997 em Los Angeles, o grupo gravou a cover para o álbum Once We Were Trees (2001). O videoclipe simples dirigido por Chad Misner foi selecionado para o festival South by Southwest, realizado anualmente em Austin, no Texas, com muita música, filmes e interatividade.

Mas o que reavivou mesmo esta cover foi ter sido incluída na trilha sonora da adaptação cult da graphic novel de Bryan Lee O'Malley: Scott Pilgrim Contra o Mundo (2010). Aliás, essa pequena pérola cinematográfica do sempre genial cineasta britânico Edgar Wright tira muito bem proveito de todas as músicas selecionadas.

Na versão do Beachwood Sparks, By Your Side ganhou um toque etéreo com ar de música setentista, com a gaita introduzindo-a de maneira perfeita. O vocal inspirado e afinado mantém a aura de Sade, porém fugindo do smooth jazz e apontando para o indie.  


Postar um comentário

1 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.