0318 - Laisse Tomber Les Filles / Chick Habit - April March [1995]

O leitor pode até nunca ter ouvido falar em France Gall, mas a cantora conquistou fãs na França aos 16 anos de idade e conseguiu uma bem-sucedida parceria com o compositor Serge Gainsbourg, que escreveu canções como N'écoute Pas Les Idoles e Laisse Tomber Les Filles, ambas gravadas pela moça e lançadas em 1964. Naturalmente, fizeram grande sucesso em seu país.

Com uma voz que parece mais vir de uma mulher do que de uma adolescente, France canta sobre uma garota com o coração partido que dá um aviso àquele que a decepcionou: é melhor deixar as outras moças em paz ou o próximo a sofrer por amor será ele mesmo. Para uma artista jovem, essa era uma música um tanto quanto madura - e o crédito vai para o autor Gainsbourg, que fugiu dos lugares comuns ao escrevê-la.


Cantando em francês e em inglês, a californiana April March (ou Elinor Blake) não esconde a influência da música pop francesa em seus trabalhos. Por exemplo, seu début foi batizado de Gainsbourgsion!, e o sucessor ganhou o sugestivo nome de Paris in April. Curiosidade: ela começou a carreira como animadora, trabalhando inclusive na série animada Ren & Stimpy (1991-92), da Nickelodeon.

Em 1995, April March lançou o EP Chick Habit, trazendo uma versão em inglês para Laisse Tomber Les Filles, canção que ela também gravou no idioma original. A versão se tornou uma espécie de cult ao ser incluída por Quentin Tarantino em seu filme À Prova de Morte (Death Proof, 2007), que aliás foi onde a descobri.

Com vocais mais infantilizados e musicalmente superiores, a cover e a versão em inglês são exemplos de que é possível reciclar uma música e manter a mesma sonoridade sessentista, porém com um ar rejuvenescido e irreverente.

Abaixo, a cover em francês: 


E aqui April March canta sua versão em inglês para Laisse Tomber Les Filles, denominada Chick Habit.



Postar um comentário

3 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. A France Gall fez cover de A Banda de Chico Buarque em Alemão (Zwei Apfelsinen im Haar) em 1968
    France Gall - Plus Haut Que Moi é cover de Toquinho & Vinicius
    A cantora Wanderlea fez cover de France Gall (Poupée de Cire, Poupée de Son)Boneca de cera, boneca de pano ...

    ResponderExcluir