0313 - My Humps - Alanis Morissette [2007]

Vivemos numa sociedade do exibicionismo em pleno século 21. No século passado, os cientistas acreditavam que o homem não era feliz pela falta de liberdade. Atualmente vivemos um excesso, onde até a intimidade das pessoas está em superexposição – acelerada pela Internet diga-se de passagem.

Na música atual não é diferente. Essa tal liberdade propiciou a exposição de temas que até bem pouco tempo atrás eram tabu. Hoje sofremos com o alto teor de sexualização das canções, que não só agridem os ouvintes com batidas eletrônicas e ritmos altamente “pasteurizados” que incitam danças com conotações sexuais, como também seu conteúdo transmitem a mensagem de que todas as mulheres precisam ser “popozudas” e “gostosas” para serem consideradas bonitas e desejadas pelos homens. 

E o pior, não basta ser “gostosa”, é necessário cantar e dançar pro mundo todo, assim como nesta música do Black Eyed Peas, My Humps (2005).


Em 2007 a cantora canadense Alanis Morissette, sempre com suas "sacadas irônicas", transformou esse tal pop hip-hop festeiro de baixo calão em uma balada bem triste, ao estilo Tori Amos. No clipe deste cover, uma clara sátira à versão original, Alanis consegue mostrar o quão ridículo é este tipo de música, alertando o mundo que ainda se faz muito sucesso com mensagens vazias e coisas fúteis, infelizmente. 


Penso que tudo que é em excesso pode ser prejudicial. Com certeza, este excesso de liberdade está de alguma forma prejudicando a sociedade. Não sou santo e acho que não devemos levar tão a sério certas coisas. Mas, brincadeiras têm limites e as músicas de baixa qualidade passaram dos limites toleráveis. Logicamente, a compreensão de seu conteúdo depende em muito do ouvinte. Mas de maneira geral não é exagero afirmar que, sobremaneira, músicas com este tipo de conteúdo só tem desvalorizado o próprio ser humano.

Postar um comentário

1 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Odeio a Fergie!
    A cover da Alanis não é genial, mas como sátira ficou bem legal.

    ResponderExcluir