0286 - Do You Wanna Dance? - Ramones [1977]

Há alguns dias, comentei sobre um cover que pretendia postar aqui até descobrir uma outro de Johnny River que me intrigou e deixei esse para hoje.

Quem não conhece essa pérola do pop mundial Do You Wanna Dance?

Deve ser uma das músicas mais tocadas por todas as bandas em começo de carreira - tirando as músicas dos Beatles - e deve disputar primeiro lugar de execução com Have You Ever Seen The Rain? do Creedence Cleawater Revival nas festas de formatura.

A verdade é que ela foi composta por Bobby Freeman que também a gravou, em 1958 e deve colher os copyrights até hoje por ela. O cantor, depois do sucesso absoluto desta, não conseguiu emplacar muitas outras além de uma canção em 1964 entitulada C'mon and Swim.


Do You Wanna Dance? (que foi lançada com o título mais 'erudito': Do You Want To Dance?) virou um clássico e foi gravada por Beach Boys, John Lennon, Mammas And The Papas e, claro: Johnny Rivers que não deve poder sair de um palco sem cantar essa, sua música absoluta.


Freeman fez uma música bem rockabilly e que ficou famosa na versão mais romântica de Rivers. Clique nos links dos artistas e também verá como cada versão é diferente. E talvez a mais inusitada seja deles: dos Ramones.

Novaiorquinos como Rivers,  como a maior parte das bandas, eles também se conheceram na escola e lá formaram o embrião dos Ramones, Douglas, ou Dee Dee, foi quem deu a ideia de todos terem o sobrenome Ramone e assim se tornarem os Ramones, a família.

Dizem que Dee Dee se inspirou no nome que Paul McCartney usava para se registrar em hotéis sem ser reconhecido: Paul Ramon, outros dizem que se inspiraram no produtor musical ganhador de vários Grammys: Phil Ramone. Seja qual for a verdade, o nome que batizou banda e músicos nunca mais será esquecida. Afinal, estamos falando dos (considerados) pais do punk rock. A banda começou a se apresentar em 1974 e logo estava tocando com Patti Smith, Blondie, Talking Heads, entre outros, no CBGB.

O primeiro álbum foi gravado em 1976, The Ramones,  já com a fórmula de músicas rápidas e curtas e que, fora do núcleo novaiorquino, não fazia sucesso, mas seu som reverberou em Londres, assim que desembarcaram lá para shows, também em 1976, fizeram show para um plateia composta por futuros The Clash e Pistols.

Um sucesso avassalador, e estressante, no final dos anos de 1970 e metade dos 80, brigas nos anos 80, doenças nos 90 e, infelizmente mortes no anos '00. E mesmo assim toda a família Ramones que se criou a partir desses quatro não deve desaparecer tão cedo:  e viva o punk rock!


Rock'n Roll High School é um filme de 1979, mas a música da postagem de hoje foi gravada em 1977 para o álbum Rocket to Russia. Do You Wanna Dance? em sua versão punk rock...

Será que Freeman esperava tantas e criativas recriações para sua música?

Postar um comentário

1 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Aliás, essa canção inspirou "Whisky a go go", do Roupa Nova - música que meu pai diz que eu adorava nos meus 3/4 anos de idade.

    ResponderExcluir