0238 - Have Love, Will Travel - The Sonics [1965]

Escrita e gravada por Richard Berry (1935-2007) em 1959, Have Love, Will Travel confunde muita gente, que acaba pensando ter sido originalmente lançada pelo The Sonics. Eu mesma achava isso, pois pretendia publicar a cover garageira feita pelo The Black Keys. Daí, na minha pesquisa, descobri que o próprio The Sonics havia feita uma versão.

Berry alcançou pouco sucesso comercial com essa música. O mesmo, aliás, pode ser dito de outra composição do cantor, Louie, Louie (publicada aqui), que a maioria das pessoas lembra mais por conta das inúmeras covers feitas.

Mas façamos justiça a Richard Berry: apesar do reconhecimento tardio, o músico merece todo o respeito dos amantes da boa música por ter trazido ao mundo clássicos como Have Love, Will Travel e Louie, Louie. Se elas ganharam covers arrebatadoras, foi graças ao homem que as compôs.


Direto de Tacoma, no estado norte-americano de Washington, uma banda de garagem chamada The Sonics foi formada em 1960, durando até 1968. Após um longuíssimo hiato, os integrantes se reuniram novamente em 2007, estando na ativa até os dias de hoje, gravando álbuns e fazendo turnês (nota: nem todos os membros originais continuam no grupo).

Certamente eu já havia ouvido a cover do The Sonics para Have Love, Will Travel (curiosidade: eles também regravaram Louie, Louie) antes de assistir ao filme Turnê (2010, dir. Mathieu Amalric), que a toca no final e durante os créditos. Mas foi justamente essa película francesa que fez com que a música grudasse definitivamente na minha cabeça. The Sonics a gravou em 1965, para o álbum de estreia Here Are The Sonics

Postar um comentário

1 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.