0175 - Brasil - Gal Costa [1988]

Hoje, 3 de outubro de 2010, eleições: creio que seja uma boa data pra falar desse cover.

Cazuza (Agenor de Miranda Araújo Neto) nasceu em 1958 no Rio de Janeiro e morreu na mesma cidade em 1990. Sua vida e carreira artísticas foram breves, porém intensas. Cazuza fez parte da inventiva cena do rock brasileiro dos anos 80, primeiramente como vocalista e principal compositor, ao lado de Roberto Frejat, do Barão Vermelho (entre 1982 e 1985) e em seguida, em carreira solo.

Seu terceiro álbum, Ideologia lançado em 1988 foi um grande sucesso sendo considerado, inclusive, como o seu melhor trabalho. Entre as canções mais conhecidas estão, além da faixa título, Faz parte do meu show e Brasil.

Dizem as más línguas que Brasil foi uma tentativa de emular a canção "protesto" de Renato Russo, Que país é esse? (do álbum de mesmo nome da Legião Urbana, lançado no ano anterior). O jeito debochado e único de Cazuza cantar e dizer o que pensa faz com que essas duas músicas se aproximem sim, talvez mais pelo tema: uma declaração de amor e ódio pelo país e tudo isso "que os homens armaram" e que aí está. "Brasil, mostra tua cara" acabou virando uma frase-chave para o descontentamento, a falta de referências (Ideologia: eu quero uma pra viver) da juventude do final dos anos 80 - os anos 80, a geração perdida. E alguém lembrou dos cara-pintadas? - e o desejo de mudança, de se ter algo positivo e consistente por que lutar. Cabe lembrar que a primeira eleição direta para Presidente da República depois da ditadura militar seria em novembro de 1989.


Ainda em 1988, Brasil foi regravada por Gal Costa para ser o tema de abertura da novela Vale Tudo da Tv Globo.

Gal Costa (Maria da Graça Costa Penna Burgos) nasceu em 1945 em Salvador. É considerada uma das grandes cantoras da MPB. Gal participou do movimento Tropicália nos anos 1960 e foi intérprete de grandes compositores como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Roberto e Erasmo, Dorival Caymmi, Chico Buarque, etc.

É interessante o fato de que Gal também havia gravado uma versão de Aquarela do Brasil, de Ary Barroso (canção essa que já foi eleita como a melhor música brasileira de todos os tempos... enfim, certamente é uma de nossas músicas mais conhecidas internacionalmente), que fala das belezas naturais e do povo maravilhoso dessa terra. O arranjo de Brasil na gravação de Gal faz lembrar esse tipo de canção, adicionando elementos de ritmos brasileiros como samba ao retrato rock´n roll pintado por Cazuza.

Cristina

2 comentários:

  1. Nossa, abertura da novela Vale Tudo...Eu me lembro...
    To véio

    ResponderExcluir
  2. uaahahah eu tb lembro de cenas da novela rs tipo a raquel rasgando o vestido da maria de fátima ou "quem matou odete roitman" rs

    ResponderExcluir

Comente aqui!!!