0157 - Peace Like A River - Spoon [2009]

Desde o início deste blog, sempre vasculhei muito pela internet por versões de bandas e artistas que aprecio. Mas, obviamente, nem sempre conseguimos resenhar somente sobre covers destes artistas. Destas buscas virtuais, conseguimos definir dois grupos bem distintos: Grupo 1: a dos artistas que você admira mas que não possuem uma cover sequer que realmente valha a pena ser ouvida antes de morrer – exemplo: Eu gosto de Caetano Veloso, mas acho suas versões horripilantes (uma ou outra se salvam é verdade). Grupo 2: não existem covers gravadas pelos artistas/bandas que aprecio porque eles simplesmente não costumam gravar versões de outros artistas e ponto.

E uma das bandas de rock que mais aprecio na atualidade chama-se Spoon. Ela nem é tão conhecida assim no Brasil. Em 2007, o Spoon apareceu na mídia especializada graças ao excelente disco intitulado Ga Ga Ga Ga Ga. Se você não o ouviu ainda, vai lá, baixe da internet, ouça e tire suas próprias conclusões a respeito dele. Foi graças a Ga Ga Ga Ga Ga que saí cançando toda a discografia do Spoon e que me motivou ir ao Festival Planeta Terra de 2008. - veja a resenha que escrevi num outro blog. Quando começei este blog, logo pensei em publicar uma cover gravada pelo Spoon. Mas eles pertencem justamente ao Grupo 2, ou seja, quase não encontrei cover alguma deles. Quase... Ano passado, pra minha sorte e alegria, a banda de Britt Daniel (vocal e guitarra), Jim Eno (bateria), Rob Pope (baixo) e Eric Harvey (teclado, guitarra, percussão e backing vocal) gravou uma versão de Peace Like A River do excelente Paul Simon.

O Paul Simon também é um daqueles que se encaixam no Grupo 2. Gostaria muito de escrever sobre uma cover feita por ele, seja ela acompanhada de Garfunkel ou não. No entanto, não as encontro. Só um adendo aqui: já cansamos de receber reclamações e comentários por não ter publicado ainda a versão do Lemonheads para Mrs. Robinson. Calma gente, um dia publicaremos. Um dia...rs...

Peace Like A River foi originalmente lançada no álbum intitulado Paul Simon de 1972, segundo trabalho de sua carreira solo. Os críticos musicais dizem que este disco é um dos mais ecléticos da carreira de Paul Simon por trazer composições inspiradas por diferentes estilos musicais (mais notadamente o reggae e música latina incorporado ao estilo folk de Simon) e o primeiro a se desvenciliar totalmente do estilo musical empregado nos trabalhos feitos em parceira com Art Garfunkel. Além disto, as letras de Simon se tornaram mais reflexivas, deixando pra trás a beleza e o lirismo de outrora. E este é justamente o caso de Peace Like A River, que aborda a questão da discriminação de classes existente na sociedade.


A versão do Spoon foi gravada para a rádio norte-americana WRNR (que, aliás, possui uma ótima programação disponível em streaming) e possui um arranjo mais roqueiro para a canção folk acústica de Simon. O belo arranjo de teclados em conjunção ao trio guitarra, baixo e bateria, deixou a canção mais "alegre" e com mais "punch" - bem ao estilo Spoon de ser.


Pena que só a encontramos a pouco, se não teríamos a indicado para melhores covers do ano de 2009.

Postar um comentário

4 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. não consegui ver a música com o paul simon

    ResponderExcluir
  2. é que não é pra ver...é pra ouvir hehehe

    ResponderExcluir
  3. mesmo assim, não abre nada aqui, fica um quadro branco

    ResponderExcluir
  4. Pensei que já tivesse comentado aqui - gostei muito das duas, não conhecia essa canção do Paul Simon. Será que vale a pena baixar esse disco dele? fiquei curiosa...

    ResponderExcluir