0068 - The Headmaster Ritual - Radiohead [2007]

The Smiths, a banda de Morrissey, foi uma das grandes sensações do cenário musical inglês dos anos 80. Formada em 1982 e em atividade até 1987: bastaram 5 anos e 4 álbuns para firmar-se como grande influência pop-rock-indie das futuras gerações.

The Headmaster Ritual é a faixa de abertura do segundo álbum Meat Is Murder, de 1985. Não foi lançada como single, pelo contrário, é considerada uma pérola subestimada por muitos dos fãs da banda. Os inconfundíveis riffs da guitarra de Johnny Marr emolduram a voz anasalada e a interpretação irônica de Morrissey numa letra não muito sutil contra o sistema e os agentes do sistema educacional britânico.


O Radiohead foi formado um ano após a despedida dos Smiths. Além dessa influência, o Radiohead passeia com facilidade do rock ao eletrônico, ao experimentalismo, ao alternativo e é por isso considerado uma das melhores bandas de rock em atividade (senão a melhor), pela inventividade e preciosismo de suas canções, álbuns e performances.

Eis então a importância desse cover: uma mesma canção unindo dois ícones do rock, ao mesmo tempo, um tributo da nova geração. A música foi ao ar em 9 de novembro de 2007 no webcast do Radiohead, Thumbs_Down, que pretendeu ser uma comemoração ao fim das gravações do álbum In Rainbows, que havia sido lançado em outubro. Apesar da gravação low-profile, não fica devendo em nada à versão original, apenas um toque especial de Radiohead, o que, de forma alguma, pode ser considerado pouca coisa.

Postar um comentário

1 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.