0001 - With A Little Help From My Friends - Joe Cocker [1969]

Em 1994 eu estava na oitava série e, juntamente com minha família, havia retornado para minha cidade natal. Tinha quatorze anos e era uma época especial. Época de estudos, época de descobertas, época de poucas preocupações, e muito tempo para aproveitar a vida. E claro, sempre tinha aquele tempinho para assistir programas de TV de forma assídua. Coincidentemente, nesta época a TV Cultura de São Paulo começou a exibir um seriado sobre a vida de um típico adolescente americano nos anos 60. Eu não perdia um capítulo de Anos Incríveis. Ela contava exatamente aquilo que eu estava vivenciado. Instantaneamente, me identifiquei com a série.

Era incrível como alguns momentos da minha vida era parecida com a vida do Kevin Arnold. E quem não se lembra do tema de abertura da série? Quem não se lembra do vídeo caseiro com cenas de um churrasco de família ao som de With A Little Help From My Friends na versão de Joe Cocker? Pois é, por muitos anos pensei que esta música fosse mesmo de Joe Cocker.

Só depois de alguns anos descobri que a versão original era dos Beatles. Aliás, a música original é excelente. Ela simplesmente faz parte do álbum Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band, gravado em 1967. E aqui temos a versão original, que possui um ritmo mais cadenciado, bem diferente de como eu a conhecia da abertura da série:


Mas a versão de Joe Cocker é igualmente excelente ou até superior. Ela foi gravada em 1969 e possui a participação de Jimmy Page na guitarra principal. Talvez este seja o melhor exemplo de que uma cover não é uma simples cópia. Para mim, esta música representa muito mais que um exemplo de excelente cover. Ela simplesmente me faz recordar de anos incríveis.


Persiolino

5 comentários:

  1. Esse realmente é um cover que ganhou vida própria, e com mérito. Eu gosto da versão, apesar da original ser insuperável.

    Será que só eu que perdi "Anos Incríveis" na minha pré-adolescência? rs

    ResponderExcluir
  2. Eu tbém conheci essa versão por causa de "Anos Incríveis" e só mto tempo depois fui descobrir a original rs.
    Mas não acho melhor não, só diferente. Aliás, é como se fossem duas músicas diferentes.

    ResponderExcluir
  3. começou bem, hein? adooooro essa versão, acho que de tanto ouvir em anos incríveis acabei gostando mais desta!

    ResponderExcluir
  4. Beatles é essencial. Sgt Peppers é provavelmente o álbum mais revolucionário de todos os tempos. Dito isto, ouso afirmar que, sim, a versão de Joe Cocker é superior à dos Beatles. Ele se entrega de tal maneira à canção que ele devia sair sem um pingo de energia depois, mais ou menos o que Janis Joplin fazia em suas apresentações. Marcas do, provavelmente, melhor período do rock!

    ResponderExcluir
  5. Nossa... esse primeiro post resume exatamente a minha fase de vida também. Anos Incríveis e tudo. Eu só descobri que a versão original era dos Beatles uns 4 anos depois e mesmo assim, só acreditei quando coloquei as letras uma ao lado da outra e acompanhei com a música junto... São Tomé!

    ResponderExcluir

Comente aqui!!!